COMO AJUDAR

Sendo Sócio (mínimo 2 euros mensais); Voluntário / Apadrinhar; Adoptando um animal Donativos em géneros: Ração para cão/gato; Mantas / Camas / Casotas; Anti-parasitários Donativo monetário: NIB: 0035 0774 0013 9251 33043 NIF: 506 350 312 TLM - 938514487 ( deixe sms ou telefone das 7h30 as 8h15 ou depois das 19h00) Email: sobreviver.setubal@hotmail.com



domingo, abril 23, 2006

Da minha experiência como voluntária...

Este mês fez-me pensar no nosso trabalho como voluntários e como reencaminhadores de animais para lares de adopção responsáveis.
As pessoas que amam animais sabem que a cor, o pêlo, o tamanho e a raça não contam. Porque nós não escolhemos os nosso grandes amigos humanos pela sua beleza nem pelo seu tamanho.
Aquilo que muitos provavelmente não saberão é que é mais fácil conviver com um animal adulto do que educar um bebé - quer seja comprado ou adoptado. As associações têm enormes encargos e um número infinito de animais adultos para adopção que não encontram uma família adoptante exactamente devido à sua idade. Cabe a cada associação desmistificar os problemas quanto à educação e convívio de animais adultos.
Da minha experiência pessoal garanto que o amor que somos capazes de dar nunca é suficiente para educar um cão/gato bebé.
Provavelmente gostariamos que os nossos amigos de estimação fossem mais simpáticos, mais meigos, mais carinhosos connosco, já que só lhes damos conforto e carinho em troca. No entanto é preciso uma grande dose de paciência e atenção para educar um animal, porque caso contrário ganhará certos hábitos e tiques humanos. Como querer jantar à mesma hora que nós, ladrando ou miando por comida e atenção; ter o hábito da dominância lá por casa e desrespeitar os convidados, ladrando antipaticamente ou arranhando-os e fugindo; rosnando quando nos aproximamos de um osso ou da sua cama; rosnando quando o queremos expulsar da nossa cama, etc.
Tudo isto aconteceu com o meu cão, e ele veio bebé para minha casa. O mimo extremado só piora as coisas e não dá educação aos animais. Temos de impor limites.
Limites estes que muitos cães adultos abandonados já têm! Quantos têm de ser passeados duas a três vezes por dia porque se recusam a fazer as necessidades na sua box?? Quantos amansam e se sentam quando lhes pedimos? Quantos não adoram passear de trela connosco? Quantos não têm certos hábitos alimentares bem traçados?
ISTO PORQUE JÁ HOUVE ALGUÉM QUE OS EDUCOU E POR ALGUMA RAZÃO OS ABANDONOU...
Os animais abandonados são os mais doces porque sentem um carinho verdadeiro por quem lhes estendeu a mão quando estavam doentes e sozinhos... Sentem que vimos por bem, e só nos dão amor... Só com os animais abandonados eu conheci o carinho maior deste mundo.
Para adoptar um amigo adulto para a vida só tem de fazer o seguinte. Fale com uma voluntária que conheça o historial daquele animal, bem como o seu carácter. Conviva durante uns minutos com ele para conhecê-lo melhor. A personalidade que observar no animal é aquela que ele tem. Não há grandes segredos a desvendar. E se achar que tem diponibilidade financeira, física e material para o ter, então comunique lá em casa! Se todos abraçarem a ideia volte para adoptá-lo :)